Perguntas e respostas sobre o PSI

Meu dependente tem 29 anos e gostaria de mantê-lo no PSI, isso é possível?

A categoria de dependente especial permite a permanência no plano até os 30 (trinta) anos de idade. Essa abrangência é maior e ilimitada à idade no caso de pais que foram incluídos ao plano antes de 2003, quando era permitida esta opção, e também para o filho inválido.

Existe alguma previsão para manutenção dos dependentes no plano após os 30 anos?

A partir de 1º de janeiro de 2018, o limite de permanência será estendido para 38 anos, 11 meses e 29 dias. Para isso, será aplicada uma nova tabela de contribuição para os dependentes especiais. Clique aqui e veja as principais dúvidas sobre a mudança.

Meu dependente completará 21 anos e gostaria de obter informações sobre o cadastro universitário.

A condição de dependente universitário vai de 21 a 23 anos e 11 meses e deve ser comprovada por meio do comprovante de matrícula, boleto da mensalidade ou declaração da universidade em papel timbrado, referente ao semestre vigente, e a cópia do RG e CPF do dependente.  

A documentação poderá ser enviada digitalizada pelo Fale Conosco disponível no portal de serviços ou entregue no atendimento presencial.  

O recadastramento de filho universitário como dependente no Prosaúde Integrado Cemig - PSI deverá ser feito semestralmente, de janeiro a março e de julho a setembro. No caso do filho que completa 21 anos o cadastro deve ser realizado no mês do aniversário e novamente no semestre seguinte, conforme períodos informados acima.  

Desejo fazer inscrição nas reciprocidades oferecidas pela Cemig Saúde, como devo proceder?

Em função do nosso convênio com a Cassi ser extensivo a todos os beneficiários da Cemig Saúde a inscrição nas demais reciprocidades são realizadas apenas em casos em que os beneficiários comprovarem vínculo residencial fora do estado de Minas Gerais.

Para realizar esse cadastro, é necessário nos enviar Formulário que se encontra disponível no Portal devidamente preenchido e assinado selecionando a empresa no qual gostaria de se inscrever.

Na necessidade de atendimento médico fora de Minas Gerais, a quem devo recorrer já que a Cemig Saúde possui rede apenas dentro do Estado?

O atendimento pelo convênio fora do estado de Minas Gerais é prestado pela rede da Cassi, que administra o plano de saúde dos trabalhadores do Banco do Brasil. Dessa forma, a utilização do convênio Cassi poderá ser feita por meio da apresentação de um documento de identidade com foto que conste o número do CPF. Se preferir, poderá solicitar o número de sua inscrição e/ou do grupo familiar pelo Fale Conosco disponível no portal de serviços.

Tenho direito de ser reembolsado na aquisição de filtro solar?

O filtro solar poderá ser reembolsado através do Programa de Garantias Especiais - PGE, desde que o paciente se enquadre em um dos critérios definidos pela Cemig Saúde. Para análise de nossa auditoria médica, é necessário o envio de relatório médico contendo a indicação e justificativa do uso.

Como solicitar cadastro de medicamentos de uso contínuo/constante?

O cadastro de medicamentos como uso constante poderá ser realizado a qualquer momento pelo atendimento presencial ou pelo Fale Conosco disponível no portal de serviços apresentando a receita com a descrição de uso constante/continuado. A receita deve conter data.

O medicamento ficará cadastrado por um ano em nosso sistema e, neste período, para solicitar o reembolso do medicamento, não é necessário apresentar a receita novamente. O reembolso é de 80% do valor, dentro da disponibilidade do teto.

Como devo solicitar reembolso de despesa com tratamento odontológico?

As solicitações de reembolso odontológico deverão ser enviadas à Cemig Saúde acompanhadas do recibo, que deve ser feito em papel timbrado, com CRO, CPF, endereço profissional do dentista e datas de início e término do tratamento.

Além disso, devem constar nos documentos seguintes informações: 

  • Dentes tratados pelos respectivos números ou diagramas de arcada dentária, com indicação de região ou face do dente. região/face.
  • Serviço executado, material utilizado, preço de cada serviço e valor total pago.
  • Data de emissão e assinatura.

A discriminação dos serviços poderá ser feita separado do recibo, desde que datada e assinada pelo dentista. O reembolso será de 50% do valor, limitado ao teto disponível, conforme critérios do Programa de Garantias Especiais - PGE. A solicitação pode ser realizada de forma eletrônica pelo portal de serviços.

Para envio físico da documentação é necessário o formulário de reembolso anexo que poderá ser entregue para a Cemig Saúde no atendimento presencial, por malote ou correio. Malote: Cemig Saúde - 5° andar - Setor de Suporte ao Atendimento. Correio: Av. Barbacena, 472 - 5º andar CEP. 30 190 130 - Barro Preto MG.

Qual a validade de um recibo ou NF para solicitação de reembolso?

O prazo de validade dos recibos/notas fiscais das despesas é de 180 dias para o Plano de Garantias Especiais - PGE (medicamentos, óculos, lentes, psicologia, tratamento odontológico, etc.) e de 12 meses para o Programa Referência de Assistência à Saúde - PRAS (consultas, exames, fisioterapias, acupunturas, atendimentos ambulatoriais, internações).

Meu dependente pode realizar compra de medicamento pelo convênio?

Sim. O dependente ou terceira pessoa pode realizar a compra de medicamentos pelo convênio, desde que apresente o cartão impresso ou em formato digital, identidade e receita médica em nome do titular.