O cuidado coordenado ou coordenação do cuidado é uma forma de cuidado individualizada, personalizada de acordo com as necessidades de cada pessoa. Nele, são estabelecidas conexões entre os diferentes profissionais e serviços da rede, fazendo assim com que as várias ações de saúde sejam prestadas de forma contínua e personalizada, de acordo com as necessidades e preferências dos beneficiários. O resultado é um cuidado com elevado valor e qualidade.
A coordenação do cuidado feita pela Atenção Primária à Saúde (APS) aproxima os distintos serviços de saúde, promovendo uma interdependência entre eles e possibilitando o acompanhamento do percurso feito pelo beneficiário em toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).
A coordenação do cuidado é concretizada a partir do acesso à informação, da responsabilização pelo cuidado e da organização do fluxo do usuário na rede de atenção à saúde. A coordenação implica também em buscar garantir que o paciente receba, nos outros pontos de atenção, o cuidado que necessita, com a efetividade desejada, englobando parte dos conceitos de acesso e integralidade.
Desde 2019, a Cemig Saúde adotou um novo conceito de cuidado ao beneficiário: o Conexão Saúde, que é baseado na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é aumentar o vínculo do beneficiário e de sua família a uma equipe de referência, buscando cuidar da sua saúde de forma contínua e integrada por meio do cuidado coordenado.