25/08/2015

Quatro cuidados para evitar a gripe

Lave as mãos regularmente

Higienizar as mãos com água e sabão é uma medida importante para evitar a contaminação pelo vírus da gripe. “Evite também coçar os olhos ou levar as mãos à boca e ao nariz após tocar em superfícies de locais públicos ou mesmo depois de um aperto de mãos”, alerta a médica Talita Poli Biason.

Cuide do cardápio

Seguir uma dieta balanceada no dia a dia auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo. As frutas e verduras são, em geral, ricas em vitaminas que ajudam o sistema imunológico a exercer sua função. Alimentos com vitamina C, por exemplo, como morango, laranja e limão, fortalecem as defesas naturais do corpo.  

Beba bastante líquido

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo de, no mínimo, dois litros de água diariamente. O hábito ajuda a manter o corpo hidratado e é tanto uma arma importante contra a gripe quanto para evitar o aparecimento de doenças em geral.  

Cuide da limpeza nasal

Faça a lavagem nasal todos os dias. Essa medida é importante, pois proporciona a remoção do excesso de muco e microrganismos, favorecendo a defesa natural da mucosa do nariz. Utilize uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais.  

Fonte: O Globo