26/08/2015

Campanha contra paralisia infantil está abaixo da meta em BH

Pais e responsáveis por crianças de seis meses a 4 anos de idade têm até a próxima segunda-feira (31) para vacinar os pequenos contra poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a uma semana do fim da campanha o número de crianças vacinadas é muito menor do que o esperado: enquanto a meta é vacinar 126.863 crianças em toda capital, até o momento apenas 59.087 (46,6% do total previsto) foram vacinadas.  

Não deixe para última hora

A 36ª Campanha de Vacinação ocupa 147 centros de saúde de BH. Com a Campanha da Poliomielite, a PBH realiza também a campanha de multivacinação para todas as crianças de 0 a 4 anos de idade, com o objetivo de atualizar e colocar em dia o cartão vacinal.

A vacina oral poliomielite (VOP) é segura, induz boa imunidade intestinal e humoral, protege contra os três sorotipos do poliovírus (1,2 e 3), possibilita a imunização dos contatos das pessoas vacinadas e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Não há contraindicações absolutas à administração da vacina oral poliomielite. Mas deve-se evitar a vacinação em crianças nas seguintes situações:

  • Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38º C.
  • Crianças imunologicamente deficientes/imunodeprimidas.
  • Crianças que estão em contato com pessoas imunodeficientes/imunodeprimidas.
  • Crianças que no passado tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina

Fonte: CRMMG