04/09/2015

Cemig Saúde está entre as operadoras apoiadoras do parto adequado

O Brasil tem uma das maiores taxas de cesarianas do mundo. Dos partos realizados por planos de saúde, 84% são cesáreas; enquanto isso, no Sistema Único de Saúde (SUS), esse número é de 40%. Quando realizada sem indicação clínica, a cesariana traz riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê.

Preocupada com esse cenário, a Cemig Saúde passou a integrar o grupo de operadoras apoiadoras do parto adequado. Entre as ações realizadas pela Operadora, a gerente de saúde, Adriana Carneiro, destaca a cartilha da gestante, na qual consta o registro de todo o pré-natal. "Em posse dessa cartilha, qualquer profissional de saúde tem o conhecimento de cada etapa da gestação, podendo oferecer à mulher um melhor atendimento durante o trabalho de parto", explica. Adriana ressalta ainda o Programa Casal Grávido, oferecido semestralmente aos casais beneficiários do plano e que estão aguardando a chegada do bebê. Entre outras informações, o casal recebe orientações sobreos benefícios do parto normal para a gestante e para o bebê.

Conheça melhor o projeto

O projeto parto adequado está sendo desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institutefor Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo da iniciativa é propor uma mudança no modelo de atenção ao parto, promover o parto normal, qualificar os serviços de assistência no modelo de atenção ao parto, promover o parto normal, qualificar os serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto e favorecer a redução de cesáreas desnecessárias, além de prevenir problemas decorrentes de um parto mal assistido.

A estratégia de ação desenvolvida para os participantes do projeto da ANS envolve adequação de recursos humanos para a incorporação da equipe multiprofissional nos hospitais e maternidades; capacitação profissional para ampliar a segurança na realização do parto normal; engajamento do corpo clínico, da equipe e das próprias gestantes e bebês, desde o pré-natal até o pós-parto.