O IDSS, que integra o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
RESULTADO ANO BASE 2018: 0.8914
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE: 1,0000
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO: 0,7192
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO: 0,9700
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO: 0,8466
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Clique aqui e confira as informações completas no site da ANS.