20/11/2015

O cartão do PSI agora é digital

O cartão do plano de saúde é um documento de identificação do beneficiário no acesso a serviços e benefícios do Prosaúde Integrado da Cemig (PSI), como consultas e compra de medicamentos, além de ser um mecanismo de controle e segurança da Cemig Saúde. Os dados registrados na carteirinha permitem a identificação do beneficiário no sistema da Operadora de forma rápida e segura. Porém, devido ao prazo de validade e necessidade de atualização de informações exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), periodicamente, são realizadas trocas dos cartões em plástico PVC, o que gera um custo para o PSI e, consequentemente, para os beneficiários.  

Em dezembro deste ano, cerca de 50 mil cartões vencerão e teriam que ser substituídos. Por isso, a Cemig Saúde entendeu que esse era o momento oportuno para implantar o cartão digital, uma opção mais econômica e sustentável.  

As vantagens dessa mudança  

A Operadora será uma das pioneiras na adoção dessa nova tecnologia, a exemplo da Fundação Copel, que tomou essa iniciativa em julho deste ano. Além do fator inovação, a versão digital representa uma redução de custos para o plano. Não haverá mais necessidade de trocas periódicas dos cartões em plásticos como as que ocorrem atualmente, em função da validade e atualização de informações exigidas pela ANS. As informações do cartão digital serão atualizadas via sistema, e ele não possui prazo de validade.  

E tem mais uma vantagem: não produziremos mais os cartões em plástico, material que agride o meio ambiente,  e evitaremos o descarte inadequado desse material. Até o dia 25 de janeiro, os beneficiários poderão devolver a antiga carteirinha pessoalmente em uma das unidades de atendimento da Cemig Saúde, em BH ou no interior do Estado, ou encaminhar via malote, para que seja dado um destino sustentável para esse material.  

Acesso ao cartão  

A partir de 7 de dezembro, os beneficiários deverão fazer download do cartão digital pelo aplicativo da Cemig Saúde por um  smartphone ou tablet, ou pela área de acesso do beneficiário no portal www.cemigsaude.org.br. Apenas o titular do plano poderá acessar o dele e de todos os dependentes.  

Sempre que precisar e achar necessário o beneficiário poderá fazer download ou imprimir o cartão digital. Dessa forma, ele estará disponível quando e onde for necessário, podendo ser apresentado na tela do smartphone ou tablet ou impresso pelo beneficiário.  

Caso ele não tenha acesso à internet e não tenha nenhuma alternativa, deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento Telefônico 0800 0309009 ou (31) 3429-5200 – para ligações originadas de telefone celular.  

Clique aqui para acessar o perguntas e respostas e tirar todas as dúvidas sobre a mudança.