15/12/2015

Cemig Saúde adere à campanha da ANS sobre qualidade de vida e hábitos saudáveis

Durante o mês de dezembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está realizando uma campanha de conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis. A Cemig Saúde aderiu à mobilização, por isso, ao longo deste mês, este aplicativo e o portal www.cemigsaude.org.br trarão informações sobre o tema.

A pesquisa Vigitel da Saúde Suplementar 2014, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a ANS, demonstrou um aumento do número de pessoas que se enquadram em fatores de risco como o uso abusivo do álcool, tabagismo, estresse, alimentação inadequado e que não praticam atividade física. Os dados mostram que cresceu o número de pessoas que relataram excesso de peso. Se em 2008, 47% dos entrevistados informaram estar acima do peso, em 2014, esse percentual passou para 52%. Entre os homens, o número passou de 57% (2008) para 61% (2014). Já entre as mulheres, era de 39% (2008) e alcançou 45% (2014).

Com relação à recomendação da Organização Mundial de Saúde de 150 minutos semanais para a atividade física no tempo livre, a pesquisa mostrou que 39,9% dos entrevistados disseram praticar atividades físicas que totalizam 150 minutos semanais. Entre os homens, esse percentual é de 45,2%, enquanto entre as mulheres ficou em 35,7%.

O consumo médio de sal no Brasil (12g/dia) é duas vezes maior que o recomentado pela OMS. Ao solicitar que os entrevistados fizessem uma autoavaliação acerca do consumo de sal, apenas 16,7% dos beneficiários de planos de saúde pesquisados avaliaram como muito alto o consumo de sal. Entre os homens esse percentual ficou em 18,9% e entre as mulheres, 15,0%.

Ações da Cemig Saúde de incentivo à qualidade de vida

Ao longo de todo o ano a Cemig Saúde oferece uma série de programas com foco na qualidade de vida e na adoção de hábitos saudáveis, entre eles o Novos Ares, que oferece apoio médico e psicológico aos beneficiários que desejam parar de fumar; o Peso em Equilíbrio, programa de tratamento da obesidade, que conta com a parceria do Vigilantes do Peso; e o Vida em Harmonia, com foco na saúde emocional e no bem-estar psicológico dos beneficiários. A participação é gratuita e exclusiva para os beneficiários do PSI e seus dependentes.  

Para conhecer todos os programas realizados pela Operadora e realizar sua inscrição, visite a seção Saúde e Bem-Estar, no site www.cemigsaude.org.br, no alto da página.