04/10/2019

Tudo começa com o autocuidado

No mês de outubro, o rosa é a cor do cuidado. E não apenas o cuidado relacionado à prevenção cotra o Câncer de mama, mas também com a saúde da mulher como um todo: física e emocional.

Apesar da correria do dia a dia nos fazer esquecer, a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física. E a mulher deve estar sempre atenta a sintomas fora do comum, que podem acabar evoluindo para problemas mais sérios, como perda de apetite, insônia, ansiedade ou incapacidade de trabalhar de forma produtiva. Para driblar esses males, é importante levar o bem-estar ao seu dia a dia, com atividades que vão desde fazer exercícios físicos e manter uma dieta saudável até passar mais tempo com a família e saber a hora de dizer não.

Quanto aos cuidados físicos, conhecer o próprio corpo é essencial para que a mulher consiga identificar se realmente há algo errado. Nesse campo, algumas indicações são essenciais: fazer o autoexame de todo o corpo, manter uma rotina de visitas ao ginecologista e eleger um profissional de saúde de referência para ajudar no cuidado cotidiano e tirar as suas dúvidas.

Mesclando as orientações médicas certas e os exames necessários ao autocuidado, é possível levar a prevenção para o dia a dia e garantir o melhor cuidado com a saúde!