21/10/2019

Amigo é coisa pra se guardar...

Se você quer viver mais, nada de ficar sozinho ou sem fazer nada. Uma pesquisa divulgada na revista PLOS Medicine mostrou que quem convive com amigos tem até 50% menos chances de morrer, independentemente da idade. Aí vão algumas dicas para manter a sua vida social sempre ativa, da juventude à velhice, e garantir uma vida longa e feliz:

  • O segredo não é a quantidade, mas a qualidade dos amigos. Mais do que ter alguém para conversar, socializar é manter relações afetivas ao longo da vida, que não sejam restritas aos familiares.
  • A rotina atribulada pode acabar deixando as relações pessoais em segundo plano, mas não se esqueça: amizades precisam ser cultivadas. Portanto, mantenha contato com seus amigos, recebendo-os em casa, fazendo ligações e mandando mensagens.
  • Fazer atividades diferentes e variadas também é fundamental para que sua cabeça funcione bem ao longo da vida. Nesse caso, vale limpar a casa, ir ao supermercado, praticar exercícios físicos ou experimentar novos hobbies – o importante é não ficar parado.
  • Outra forma de manter o seu cérebro ativo é fazer listas no seu dia a dia, como lista de compras, de aniversários ou de atividades.
  • Leia sempre e se jogue em livros, jornais, revistas, palavras cruzadas.

Viu como é fácil fazer com que sua cabeça funcione bem ao longo da vida? Seguir as dicas acima pode ser o que falta para que você alcance idades mais avançadas com uma melhor qualidade de vida!