06/11/2019

Não perca o prazo ao enviar o faturamento de contas

Você sabe qual é o prazo de envio de faturamento para prestadores na Cemig Saúde? E quanto às datas específicas de envio de cobranças? Caso ainda não saiba, é hora de descobrir!  

Se você realizou um atendimento médico e vai mandar o faturamento de contas no Portal do Prestador da Operadora, não se esqueça de que esse procedimento só pode ser feito em até 90 dias da data do atendimento. Quando alguém tenta enviar cobranças referentes a uma data posterior a esse prazo, o sistema é bloqueado para envio da cobrança.  

Quanto às datas de envio dos faturamentos, elas variam de acordo com a categoria do prestador (como Pessoa Física ou Jurídica, por exemplo). Portanto, não se esqueça de conferir o calendário de envios disponível no Portal, onde estão especificadas todas as datas a serem seguidas pelos prestadores. Se algum deles tenta fazer o envio após esse prazo, o sistema é bloqueado e o protocolo não é gerado, sendo necessário esperar até o próximo mês para fazer o envio.  

Após enviar o faturamento, há outra etapa imprescindível a ser seguida: o envio dos documentos físicos para a Cemig Saúde. Isso deve ser feito em até dois dias úteis após gerar o protocolo no Portal do Prestador.  

Relembre a documentação necessária a ser enviada pelos correios à Operadora: 

  • Protocolo gerado no Portal do Prestador (capa de lote);
  • Relação de guias, incluindo todos os atendimentos enviados no Portal;
  • Guia presencial ou formulário TISS, com a assinatura do beneficiário;
  • Pedido médico;
  • Guia de autorização, no caso de atendimentos de internação;
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) e nota fiscal, no caso de Pessoa Física. Lembre-se: a nota fiscal deve ser emitida até o dia 25 de cada mês.