05/02/2020

Faça a sua parte na luta contra a dengue

O calor e as chuvas constantes são alguns dos fatores que mais favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, o número de casos dessas doenças vem aumentando a cada dia no Brasil.

Até o início de janeiro de 2020, foram registrados em Minas Gerais 6.988 casos prováveis de dengue, 131 de chikungunya e 52 de zika, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Já em Belo Horizonte, foram confirmados 72 casos de dengue, 14 de chikungunya e 5 de zika, sendo as regiões Leste e de Venda Nova as com maior número de ocorrências das doenças.

Para se prevenir em uma época tão favorável à proliferação do mosquito, redobre os cuidados. Confira as orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):
• utilize telas de proteção em janelas e portas;
• dê preferência a roupas compridas ou aplique repelente em áreas expostas ao vestir peças mais curtas;
• na hora de dormir, procure utilizar mosquiteiros;
• entre em contato com seu médico de referência caso identifique quaisquer sinais das doenças, como manchas vermelhas pelo corpo, febre ou olhos avermelhados;
• nunca tome medicamentos por conta própria.

Também é importante evitar água parada e eliminar focos do Aedes aegypti, mantendo a vigilância tanto em casa quanto fora dela. Já combateu o mosquito hoje? Faça a sua parte e ajude a mantê-lo longe em 2020!