24/07/2020

Fique atento à primeira hora do dia e tenha mais produtividade. Venha saber como!

Quando você acorda atrasado, pula o café da manhã e corre para o trabalho, sem ter tempo de pensar nas atividades que serão realizadas ao longo do dia e sem se preparar para elas, é comum sofrer com o estresse e a desatenção. Esses são os temíveis dias em que “acordamos com o pé esquerdo”.

O que muita gente não sabe é que as primeiras horas do dia influenciam – e muito! – a rotina e impactam diretamente o resto do seu dia. Pensando nisso, preparamos 4 dicas para você colocar em prática na primeira hora do dia e ser mais produtivo. Acompanhe!

1. Faça seus rituais favoritos
Cada pessoa tem uma tradição diferente ao acordar, seja lavar o rosto com água gelada, praticar yoga ou tomar um café forte. Como a primeira hora da manhã deve energizar você, é essencial fazer atividades que proporcionem calma, animação e otimismo.

Para quem tem dificuldade de acordar cedo e fazer as atividades favoritas antes de sair de casa, a dica é se preparar um dia antes para ter mais tempo ao acordar. Você pode deixar a roupa do dia separada no armário e já adiantar o preparo do café da manhã, por exemplo, reduzindo o número de decisões a serem tomadas ao acordar.

2. Tenha atenção plena
Se você nunca ouviu falar sobre a atenção plena, saiba que ela é uma prática milenar e traz diversos benefícios. Essa técnica consiste em manter a consciência e a atenção no presente, focando sua atenção nas manifestações do seu corpo e da sua mente.

Ouvir música, escrever ou alongar-se são práticas que garantem a atenção plena, tornando você mais focado, empático e presente nos negócios e na vida pessoal. Ela também reduz o estresse e leva o otimismo ao seu dia.

3. Faça algum exercício
É comum acordar cheio de energia e, ao fim do dia, na hora em que você sai do trabalho e finalmente resolve fazer algum exercício, estar cansado e postergar a atividade. Lembre-se: quanto mais as horas passam, mais tarefas vão aparecer e maiores serão as chances de você não ter ânimo de se exercitar.

Por outro lado, se você fazer exercícios físicos logo ao acordar, será mais fácil criar uma rotina. A dica é considerar essa atividade como parte do trabalho, e não apenas uma satisfação pessoal, e respeitar o seu tempo – 30 minutos de atividade moderada já é suficiente ao acordar, pois mais do que isso pode comprometer sua rotina.

4. Comece pelas tarefas difíceis
Na hora do trabalho, sempre comece pelas tarefas urgentes e por aquelas que darão mais trabalho. Assim, você deixa para o fim do dia as atividades mais simples e rápidas de serem feitas, que podem ser finalizadas rapidamente.

Criar hábitos saudáveis também é imprescindível para que você seja mais produtivo no dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o Blog Viva+ e descubra como criar esses hábitos em família!