24/08/2020

Mente saudável: 4 dicas para manter a saúde e o bem-estar familiar

Ter uma vida feliz e longe de tensões é o desejo de várias pessoas. Para isso, é importante começarmos com mudanças no próprio estilo de vida. Entretanto, o que muitos não sabem é que apenas a boa saúde física não causa a sensação de bem-estar e equilíbrio. Ter uma mente saudável também é indispensável.

Embora a saúde mental pareça ser mais abstrata, ela é integrada ao corpo, de maneira que é preciso estar bem em ambas para ter qualidade de vida e aproveitar o dia a dia em família. Afinal, quando o cérebro está em equilíbrio, a tendência é ter uma rotina tranquila, leve e feliz.

Neste post, vamos mostrar quatro dicas para manter a saúde e o bem-estar familiar. Confira!

1. Alimente-se bem

Ter uma alimentação saudável é o primeiro passo para manter a mente saudável de toda a família. Isso porque a falta de alguns nutrientes pode prejudicar a manutenção e o desenvolvimento das funções cerebrais. Portanto, invista em alimentos que fazem bem ao cérebro.

O abacate, por exemplo, apresenta propriedades antioxidantes e ômega-3, que auxiliam na prevenção do envelhecimento. Pequenas atitudes diárias já fazem diferença, como evitar produtos com alto índice glicêmico e carboidratos com poucas fibras.

Guia completo de saúde e bem-estar durante a pandemia de Coronavírus

2. Brinque com o seu filho

Brincar com o filho e praticar atividades físicas é essencial para reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a energia. Por isso, separe alguns minutos do dia para preparar brincadeiras com as crianças, como amarelinha, peteca e tantas outras.

Caso você queira fazer algum esporte, convide toda a família para praticar atividades físicas, como jogos de vôlei, passeios de bicicleta ou caminhada. Outra opção é colocar uma música e chamar todos os familiares para dançar. Divertido, não?

3. Cultive bons momentos em família

Reservar bons momentos em família é fundamental, a fim de recarregar as energias e garantir o bem-estar. Os familiares são importantes para dar apoio em situações delicadas e fazem você se sentir amado. Por isso, crie uma hora da diversão. Que tal um dia da semana para fazer uma noite de filmes e guloseimas, brincadeiras ou cozinhar?

4. Respeite os momentos de descanso

A rotina pode ser a grande responsável pelo estilo de vida não saudável. Mesmo tendo as obrigações do dia a dia, é importante respeitar a mente e o corpo. Por isso, tenha uma boa noite de sono e tire alguns minutos para descansar e se desconectar do mundo, deixando o ambiente escuro e silencioso. Além disso, crie hábitos antes de deitar, como beber um chá calmante, ler um livro, tomar um banho quente, entre outros.

Gostou deste post e está precisando de ajuda nessa quarentena? Então, conheça o Psicologia Viva, uma plataforma de telepsicologia para você marcar uma consulta particular com um psicólogo!

Conheça mais sobre o Prosaúde Integrado da Cemig e ganhe prêmios. É só acessar: Instituto Cemig Saúde.