08/01/2021

Campanha Janeiro Branco reforça a necessidade de cuidar da saúde mental durante todo o ano

A energia de mudança, prosperidade e de metas que chegam com o novo ano são essenciais para repensarmos nossa vida e como podemos melhorá-la para alcançar o que desejamos. E a saúde mental está diretamente ligada à vitalidade e à força que você terá para ir atrás dos seus sonhos em 2021.

Foi pensando nessa sensação de mudança e avaliando os números preocupantes sobre o crescimento de doenças mentais no país que, em 2014, um grupo de psicólogos de Minas Gerais criou a campanha Janeiro Branco. A iniciativa convida toda a população a refletir sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, e não apenas de nossa própria saúde, mas também de todas as pessoas que nos cercam.

Atualmente, o Brasil lidera rankings que demonstram como a saúde mental da população anda fragilizada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, o que corresponde a 5,8% da população do país, nos colocando em segundo lugar no ranking sobre a temática, que é liderado pelos Estados Unidos. Além da depressão, o crescimento do transtorno de ansiedade também preocupa os psicólogos. Segundo a OMS, cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com a doença, que pode levar a outros problemas como o transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.

Esse panorama leva os profissionais de saúde a se engajarem em campanhas como o Janeiro Branco, fazendo com que as pessoas entendam que saúde mental não é um tabu. Esse assunto é ainda mais importante no cenário em que vivemos, em que a pandemia de Coronavírus balançou completamente as estruturas de todas as nações, causando perdas para muitas famílias.

Por isso, em 2021 a campanha Janeiro Branco chega com ainda mais força, reforçando que todos devem discutir sobre saúde mental e ajudar as pessoas a entenderem a necessidade de procurar ajuda. Para auxiliar a iniciativa a alcançar mais pessoas, neste ano a campanha conta com três objetivos. Conheça quais são eles:

• Tornar o mês de janeiro um marco: Assim como ocorre em outros meses, em que cores são usadas em campanhas para engajar e chamar atenção para doenças graves (como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que tratam do câncer de mama e do câncer de próstata, por exemplo), a campanha deseja fazer com que o mês de janeiro seja sempre lembrado pela discussão e cuidado com a saúde mental;

• Chamar a atenção para o tema: Com uma campanha a nível nacional, a ideia é que a discussão sobre a saúde da mente alcance mais pessoas e contribua para a doação dos cuidados necessários, além de fazer a sociedade entender a seriedade das doenças mentais;

• Espalhar a mensagem pelas instituições: Empresas e instituições representam boa parte de nossas vidas, pois dedicamos muitas horas do dia a dia trabalhando. Por isso, o envolvimento de instituições é uma grande bandeira da campanha, pois é por meio delas que a mensagem pode chegar a mais pessoas.

A saúde mental está atrelada à saúde física e, se uma não vai bem, a outra também não funcionará em perfeito estado. Dessa forma, é essencial que todos estejam engajados com a campanha Janeiro Branco e tirem um tempo para avaliar como anda a sua saúde mental e a das pessoas ao seu redor, principalmente em meio à pandemia.

Caso precise de ajuda, entre em contato com um dos psicólogos do Conexão Saúde. Se você não é vinculado ao nosso modelo de cuidado, acesse a plataforma Psicologia Viva, onde é possível receber um atendimento psicológico de maneira rápida e totalmente virtual. Também é importante ficar atento aos seus familiares e amigos e oferecer toda a ajuda necessária quando eles precisarem.

No dia 28 de janeiro, a Cemig Saúde vai promover uma palestra online sobre o Janeiro Branco, que será aberta para todos os públicos. O encontro contará com a participação da psiquiatra Dra. Beth Ponte Gomes e será realizado pela plataforma Zoom, das 17h às 18h. As informações sobre como participar serão divulgadas em breve. Se quiser saber mais sobre o tema, visite o site da campanha.

Faça parte dessa corrente do bem e torne os cuidados com a saúde mental uma meta para 2021!

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o www.cemigsaude.org.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.