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Atenção Domiciliar

Conexão Saúde em Casa

Atenção domiciliar

Atenção Domiciliar

A Atenção Domiciliar é uma forma de cuidado à saúde fornecida na residência do beneficiário, com ações para coordenar o cuidado, procedimentos e tratamentos que visam proporcionar melhores condições de saúde, contribuir para a qualidade de vida e prevenção de doenças para os beneficiários da Cemig Saúde. São caracterizados como elegíveis a partir da avaliação de critérios técnicos que os habilitam para a inclusão em uma das categorias, conforme abaixo:

Atenção Primária à Saúde Domiciliar (Coordenação do Cuidado para beneficiários com doenças crônicas)

O atendimento é ofertado para beneficiários portadores de condições crônicas como a hipertensão, diabetes, Alzheimer, que possuem restrição para locomoção e acesso as clínicas de Atenção Primária. O acompanhamento é executado por uma equipe interdisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, o plano de cuidados é planejado individualmente de acordo com a condição de saúde do beneficiário, onde o cuidador ou familiar é treinado para continuidade dos cuidados diários.

Sendo este, peça fundamental na reabilitação promoção e prevenção à saúde do beneficiário e sua presença é critério de elegibilidade para manutenção da modalidade de cuidado.

A complexidade dos casos, que pode ser baixa, média ou alta vai de acordo com sua condição de saúde atual o que também determina a quantidade de visitas domiciliares e a intensidade do cuidado necessário de forma personalizada. Nestas, são realizadas terapias com frequências variáveis e acompanhada a evolução do quadro clínico, bem como a capacitação do familiar ou cuidador (obrigatório) para continuidade dos cuidados necessários.

É possível ainda realizar algumas intervenções em domicílio afim de evitar internações e minimizar os riscos para os beneficiários. Como por exemplo, administração de antibiótico venoso para tratamento de uma pneumonia, infecção urinária e outras indicações realizadas pelo médico de referência o qual acompanha o tratamento.

Assistência domiciliar

É caracterizada pela realização de visitas domiciliares por profissionais de saúde habilitados para cuidar de um determinado agravo ou condição provisória. Tem caráter pontual e temporário e o público-alvo são beneficiários com restrição de acesso à rede ambulatorial ou as clínicas. Ou ainda os que necessitam de tratamentos e procedimentos indicados no hospital, mas que podem ser realizados em domicílio. Exemplos são, antibióticos injetáveis, casos que envolvem o tratamento de lesões de pele/feridas, e reabilitações.

Internação domiciliar

Essa modalidade é indicada para beneficiários que se encontram em um quadro clínico mais complexo, e que necessitam de tecnologia especializada, como ventilação mecânica invasiva. Nesse caso, o atendimento é norteado pelo preenchimento de escalas específicas que auxiliam na tomada de decisão quanto a indicação e plano de cuidados mediante o quadro clínico do paciente.

Para quem a atenção domiciliar é indicada?

A Atenção Domiciliar é oferecida para beneficiários que possuem restrição de acesso à rede ambulatorial ou as clínicas de Atenção Primária, são portadores de doenças crônicas, dependência parcial ou total para as atividades e cuidados do dia a dia.

Como participar

Atualmente a área de abrangência da Atenção Domiciliar se estende por todo o estado e Minas Gerais contemplando mais de 126 municípios, tendo possibilidade de expansão. Além disso alguns municípios de outros Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo são incluídas. A adesão pode ocorrer de diferentes formas. A própria Cemig Saúde pode convidar um beneficiário para participar após detectar sua elegibilidade pelo serviço de busca ativa. Os prestadores de serviço da Operadora também podem identificar aquele paciente que tem perfil para avaliação. Além disso, os próprios beneficiários do plano podem solicitar a avaliação para inclusão por nossos canais de atendimento: Chat (pelo Portal Cemig Saúde e aplicativo), Fale Conosco (também pelo portal) e Central de Atendimento Telefônico 0800 030 9009.