23/03/2016

O beneficiário quer saber...

Os comprovantes de despesas para imposto de renda referentes à contribuição e coparticipação do Prosaúde Integrado (PSI) e do Programa Odontológico (POD) estão disponíveis neste portal. Para ter acesso ao comprovante do PSI, é necessário acessar o menu Prosaúde, no menu na parte superior do portal, inserir matrícula e senha, clicar na opção “Consulta Extrato PSI para IRPF”, escolher o período pretendido e, em seguida, clicar em consultar. Para o comprovante referente ao POD, basta clicar na opção “Programa Odontológico”, também disponível no menu superior, e seguir os mesmos passos.

Dicas para preenchimento da Declaração de IR

Para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, os beneficiários deverão consultar:

  • Comprovante de Despesas para Declaração Anual distribuído pela Cemig Saúde.
  • Comprovante de Rendimentos Pagos e Retenção de Imposto de Renda na Fonte distribuído pelas respectivas empresas e empregadoras e, no caso dos aposentados e pensionistas, pela Forluz.
  • Comprovante de despesas do plano odontológico distribuído pela Cemig Saúde.

É de responsabilidade do beneficiário identificar e lançar corretamente as despesas dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual, conforme orientações obtidas no próprio programa da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Para auxiliar o preenchimento da Declaração, seguem algumas informações:  

Utilizações de Livre Escolha (Reembolso)  

No Comprovante de Despesas para Declaração Anual disponibilizado pela Cemig Saúde constam os valores reembolsados pelo PSI ao beneficiário, referentes a pagamentos efetuados a profissionais e estabelecimentos não conveniados. No item Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da Declaração de Ajuste Anual deverá constar o valor total pago, conforme recibo, o nome e o número do CPF ou CNPJ da pessoa física ou jurídica prestadora dos serviços que originaram os reembolsos e o valor reembolsado pela Cemig Saúde. A diferença entre o valor gasto e o reembolsado de cada recibo será considerada, automaticamente, pelo programa da Receita Federal como Dedução de Despesas Médicas.

Utilizações de Livre Escolha (Reembolso Futuro)

Os valores discriminados como reembolso futuro, que se referem a despesas realizadas em anos anteriores, devem ser declarados de acordo com as informações da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Relacionamento da Cemig Saúde pelo número 0800-0309009 ou (31) 3429-5200 - para ligações originadas de celular.