07/04/2016

Diabetes e combate ao Aedes aegypti são temas do Dia Mundial da Saúde

Hoje, 7 de abril , é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde escolheram dois temas como destaque: o Diabetes e o combate ao Aedes aegypti.

Com o objetivo de alertar os beneficiários do Prosaúde Integrado da Cemig (PSI) sobre a importância da prevenção e do autocuidado, a Cemig Saúde tem intensificado as ações, tanto no desenvolvimento de medidas próprias, quanto no apoio e divulgação das ações incentivadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Todos os anos, a Operadora realiza o Programa de Atenção ao Diabético, que oferece orientação especializada de como viver bem com a doença, levando uma vida saudável e ativa. O programa é gratuito e exclusivo para os beneficiários do PSI.

De acordo com a mais recente pesquisa Vigitel Brasil, realizada para a Saúde Suplementar, o diagnóstico médico de Diabetes entre os beneficiários de planos de saúde no país aumentou de 5,8% em 2008 para 7,1% dos entrevistados em 2014. Entre as mulheres, o diagnóstico da doença subiu de 6,3% em 2008 para 7,3% em 2014; entre os homens, passou de 5,2% para 6,9% no mesmo período.

A maioria dessas pessoas sofrem da Diabetes tipo 2, que está intimamente ligada ao excesso de peso e obesidade, bem como estilos de vida sedentários. Nas Américas, mais de 60% da população está acima do peso ou obesa, em grande parte como resultado de mudanças de estilo de vida relacionadas ao desenvolvimento e à globalização.

Pessoas com Diabetes podem ter uma vida longa e saudável se a doença for detectada a tempo e bem controlada. A melhor forma de prevenção é seguir uma dieta saudável, evitando alimentos processados – ricos em calorias e pobres em nutrientes – e bebidas açucaradas, além de realizar atividades físicas regularmente para manter um peso saudável.

Combate ao Aedes aegypti

A Cemig Saúde promoveu, durante os meses de fevereiro e março, uma campanha para incentivar o combate ao Aedes aegypti. Os beneficiários compartilharam suas atitudes para combater o mosquito, enviando fotos e relatos de suas experiências na eliminação dos focos de reprodução.  

Aqueles que participaram concorreram ao sorteio de 10 brindes institucionais da Cemig Saúde. Os nomes dos ganhadores e o relato das experiências serão divulgados na próxima edição do Jornal Vida e Saúde como forma de disseminar as atitudes e estimular mais beneficiários a seguir esses exemplos.