12/05/2016

Vida saudável e sem cigarro

A cor das unhas, o cheiro das mãos e da roupa, o hálito, a aparência da pele, o fôlego. Tudo isso muda quando o cigarro deixa de fazer parte da vida de uma pessoa. Esses são os benefícios imediatos, mas os ganhos vão mais longe. Um ex-fumante desacelera o envelhecimento do corpo e reduz o risco de Câncer de Pulmão, Infarto, Enfisema Pulmonar e mais uma série de doenças.

Há pouco mais de um ano sem fumar, o beneficiário Uilmar Ramos vibra, ao lado da família por cada dia longe do cigarro. “Nunca me senti tão bem. Foi difícil no começo, mas hoje sei que o cigarro ficou no meu passado. Meus familiares não precisam mais se incomodar pelo mau cheiro que impregnava meu corpo e minhas roupas”. A comemoração de um ano sem tabaco teve direito até a festa com churrasco e bolo de aniversário. Hoje, Uilmar é quem se sente incomodado com a fumaça do cigarro. “Pensava que não era capaz de fazer nada sem o cigarro, mas hoje vejo que ele era apenas um intruso. Participo de festas, churrascos, faço tudo que eu quero sem prejudicar a minha saúde e a das outras pessoas”, comemora.

Todas essas conquistas vieram após a participação no Programa Novos Ares, promovido pela Cemig Saúde e que oferece ajuda médica e psicológica para os beneficiários que desejam parar de fumar. Uilmar se sente agradecido pelo apoio recebido e incentiva aqueles que ainda não tiveram coragem de dar o primeiro passo. “Agradeço a todos pelos incentivos, ao médico e à psicóloga responsáveis pelo programa – Ubaldo e Adriana – e aos meus familiares que estiveram do meu lado o tempo todo. Para aqueles que ainda não conseguiram experimentar a alegria dessa conquista, peço a Deus que o façam em breve, pois descobrirão que a vida tem outros prazeres muito maiores”, finaliza.

Programa Novos Ares

O programa Novos Ares é gratuito e exclusivo para os beneficiários do plano. A próxima turma será realizada no segundo semestre de 2016. O período de inscrição será divulgado no site www.cemigsaude.org.br, na seção Saúde e Bem-Estar.