14/07/2016

Cuide da saúde dos seus olhos

Apesar de vivermos em um mundo que exige cada vez mais de nossos olhos, nem sempre cuidamos adequadamente dessa área tão fundamental e sensível. A saúde dos olhos deve ser observada desde o nascimento, para que se possam prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida.

Confira algumas dicas:

Visite o oftalmologista regularmente

Pessoas que já têm problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos devem fazê-lo anualmente.  

Lave bem os olhos todos os dias

Essa dica é ainda mais importante para as mulheres, para evitar que substâncias químicas dos produtos de maquiagem atinjam os olhos.  

Dê atenção às lentes de contato

Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante.  

Fique atento às crianças e adolescentes

Dor de cabeça e vista cansada podem ser sintomas de doenças nos olhos. Leve-os a um oftalmologista assim que surgirem as primeiras queixas.  

Use óculos escuros de boa qualidade

Pessoas sensíveis à luminosidade e aos raios ultravioleta devem usar óculos escuros de boa qualidade.  

Fique atento aos sintomas

Coceira nos olhos, lacrimejamento ou dificuldade para focalizar imagens podem ser sintomas de doenças simples, como alergias, ou de doenças mais graves. Procure um oftalmologista. Quem trabalha com computador deve, a cada uma hora, fazer um intervalo de cinco minutos e manter uma distância de 50 cm do monitor.  

Siga sempre a prescrição médica

Não use colírios sem prescrição médica, mesmo aqueles ditos “naturais”.  

Fonte: Climatempo