29/08/2016

Dia V reúne voluntários em prol do resgate da cidadania

Um mutirão de solidariedade e resgate da cidadania. Assim foi marcado mais um Dia do Voluntariado, realizado no último dia 28 de agosto, na Associação das Obras Pavonianas de Assistência, localizada no bairro Vila Paris, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Realizado pela Cemig Saúde em parceria com as empresas do Grupo Cemig, Cemig Telecom, CeMais, Gasmig, Gremig, AIC, Indi, Axxiom e Forluz, a ação é uma oportunidade para que os moradores da comunidade acessem serviços de saúde, beleza, cidadania, cultura e lazer.

Cerca de 1200 pessoas compareceram ao local. Quem passou por lá, aproveitou uma série de benefícios gratuitos como emissão de RG, atendimento médico e oftalmológico, orientações sobre saúde bucal, bazar, oficina de beleza, além de circuito de brincadeiras para as crianças.

A moradora da comunidade, Tadna Ferreira, tem dois filhos que são atendidos pela instituição e aproveitou a oportunidade de participar das atividades ao lado das crianças. “É muito bom poder fazer várias coisas em um único lugar, hoje já cortei o cabelo, fiz exame de vista, fui atendida pelo médico e ainda quero participar das outras oficinas. Meus filhos também estão gostando muito das brincadeiras. Tudo que está sendo oferecido aqui hoje é muito importante para a comunidade”.

Mas tudo isso só foi possível graças à dedicação dos cerca de 120 voluntários. O trabalho deles começou muitos dias antes do evento, arrecadando e triando doações, auxiliando na divulgação e na montagem do evento. Antônio Bolivar, que trabalha na Cemig, participou pela segunda vez do Dia V, acompanhado pela esposa, Fernanda Veneranda e das duas filhas, Júlia e Luiza. Antônio acredita que participar do Dia V, além de ser muito gratificante, é algo que faz muito bem para a alma de quem participa. “Aqueles que nunca se voluntariaram estão perdendo uma oportunidade ímpar, pois o maior ganho com certeza é nosso, que saímos daqui com um crescimento pessoal que só o olhar para o próximo é capaz de trazer. Aqui temos a chance de ajudar o outro e de lembrar que podemos fazer do mundo um lugar mais humano”.

Para Fernanda, é um orgulho imenso ver toda a família envolvida em uma ação de amor ao próximo. “Desde pequenas elas querem participar junto com a gente, e eu sei que esse é um aprendizado que elas vão levar para o resto da vida”.

Padre André Callegari, que preside a instituição, se emocionou ao falar do resultado do evento. “Foi um dia muito alegre e cheio de criatividade. Só posso parabenizar a todos os voluntários e pedir que continuem com esse entusiasmo, porque o mundo precisa de pessoas assim, dispostas a se doar pelo outro. Eu acredito que ações como essa são instrumentos que permitem à sociedade crescer e se aceitar um pouco mais, sem fazer distinção entre as pessoas. O caminho do voluntariado é o caminho mais certo para a realização pessoal, afinal, a alegria dos outros é a nossa alegria”.

Os frutos

Ao todo foram arrecadas cerca de três toneladas de doções, entre roupas, sapatos, brinquedos, itens de higiene pessoal, material de limpeza, 251 pacotes de biscoito e 315 litros leite longa vida. O faturamento do bazar bateu recorde este ano, com uma quantia de R$ 3.050, que será destinada às ações das Obras Pavonianas.

Parcerias do bem

O Dia V contou com a contribuição de mais de 20 parceiros, profissionais e empresas voluntárias que doaram seu tempo e serviço para que esse evento se tornasse realidade. Nosso muito obrigado ao Centro Oftalmológico Biovisão, Água Mineral Viva, Adubos Amigão, Carlos Renato Finanças Criativas, Gráfica VBR, Casa do Beco, Ceduc, Cabeleireiros de Cristo, DrogaMaxi, Hospital Felício Rocho, Laboratório Geraldo Lustosa, Laboratório Hermes Pardini, Instituto Lisboa, Instituto de Beleza Metamorfose, Instituto de Identificação de Minas Gerais, Hospital Lifecenter, Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, Oculare Oftalmologia, OdontoPrev, Secretaria de Abastecimento Municipal, Drogaria Araúlo, Tetê Araújo Massoterapia e Estética e Instituto Vizibelli.