Fake news sobre a dengue: desvendando os mitos
20/03/2024
Fake news sobre a dengue: desvendando os mitos

A dengue é uma doença viral prevalente em regiões tropicais e subtropicais, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com o período chuvoso, ocorre o aumento da proliferação desses mosquitos, levando a um crescimento significativo nos casos da doença. Por isso, a prevenção e controle são essenciais para evitar a propagação. No entanto, junto com informações úteis e precisas, surgem também as chamadas "fake news" ou notícias falsas, que podem confundir e prejudicar a população. 

Para desmascarar alguns desses mitos e oferecer informações confiáveis sobre a prevenção da dengue, conversamos com a médica Adriana Bonfioli, responsável técnica da Cemig Saúde.

Plantas repelentes de mosquitos eliminam a dengue?

Algumas plantas, como citronela e hortelã, são conhecidas por suas propriedades repelentes de insetos. No entanto, elas não eliminam a dengue por si só. É importante adotar medidas preventivas como a aplicação de repelentes no corpo, telas em janelas e eliminação de criadouros do mosquito.

A ingestão de alho ou vitamina B afasta o mosquito transmissor da dengue?

Não há evidências científicas que comprovem que a ingestão de alho ou vitamina B torne o sangue humano menos atraente para os mosquitos. Para se proteger da dengue, é melhor investir em métodos comprovados, como repelentes específicos.

Colocar borra de café nos vasos de plantas impede a proliferação do mosquito?

A borra de café pode reduzir a proliferação do Aedes aegypti em vasos de plantas. Ela forma uma camada na superfície da água que dificulta a respiração das larvas do mosquito. No entanto, isso não elimina a necessidade de esvaziar recipientes com água parada regularmente, que é a medida mais eficaz de combate à dengue.

Suco milagroso à base inhame, maçã, laranja e limão cura a dengue e aumenta as plaquetas do sangue?

É desconhecida ainda pela ciência qualquer dieta que ajude especificamente no tratamento de arboviroses, como a dengue. Tampouco a laranja, o limão, a vitamina C, as vitaminas do complexo B ou o consumo de alimentos como o inhame, têm um impacto na história natural do vírus.

“É fundamental que a população se mantenha informada e consciente sobre a dengue, buscando sempre fontes confiáveis de informação. O combate a essa doença é uma responsabilidade de todos, e seguir orientações baseadas em evidências é essencial para sua prevenção e controle. A melhor maneira de preveni-la é controlando a reprodução do mosquito transmissor. São importantes algumas medidas como descartar garrafas em local coberto e com a boca virada para baixo; retirar toda a água de lajes, calhas, baldes e vasos; esvaziar coletores de água de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado; colocar areia nos pratos das plantas; manter fechadas caixas d’água, cisternas, poços e outros depósitos de água; limpar e colocar cloro em piscinas; descartar corretamente pneus, entulho e demais lixos; manter as lixeiras tampadas e protegidas da chuva; além do uso de repelentes e roupas compridas, mosquiteiros e telas em janelas e portas também podem ajudar a evitar picadas indesejadas do mosquito”, explica Adriana Bonfioli.